Pausa para o café

Pausa para o café

A importância da pausa para o café no trabalho pode ser percebida nos indicadores de foco, produtividade, satisfação profissional, criatividade e motivação. Pode até parecer um conjunto muito grande de benefícios para uma prática tão corriqueira, mas a verdade é essa mesmo. Diversos estudos provam a necessidade desses pequenos intervalos em benefício dos bons resultados.

Fato é que, segundo neurologistas, nosso cérebro tem capacidade para se concentrar por apenas 90 minutos sem interrupção. Depois disso, a tendência é que o foco diminua, criando uma sensação de sobrecarga. Daí em diante, o nível de qualquer produção, a efetividade na tomada de decisões e a eficácia das atividades desempenhadas não têm a mesma qualidade.

A melhor maneira de lidar com essa situação é programar intervalos de 5 a 10 minutos a cada 90 minutos de trabalho. Assim, o cérebro relaxa, o indivíduo tem a possibilidade de reorganizar a mente e, então, voltar renovado ao próximo período de atividade.

Mas, neste cenário, qual é a importância do café? Quem responde é uma pesquisa da London School of Hygiene and Tropical Medicine. De acordo com o estudo, a ingestão de cafeína no ambiente de trabalho auxilia na memória e na concentração, evitando erros e aumentando a capacidade cognitiva dos funcionários.

O efeito do café nesses intervalos de trabalho foi considerado semelhante ao de um cochilo ou de um momento de descanso. Ou seja, é a oportunidade que os profissionais têm para reorganizar as ideias, olhar para além da atividade que está exigindo foco constante e, desse modo, encontrar novas soluções e corrigir rumos equivocados, se for o caso.
Hora do café sem procrastinação: saiba organizar o momento

Todos os envolvidos ― gestores e funcionários ― precisam ter em mente que a pausa para o café no trabalho não tem a intenção de ser um intervalo adicional, além daquele previsto em lei, nem mesmo estimular a procrastinação. Trata-se, na verdade, de um momento planejado e calculado para estimular um desempenho mais efetivo na rotina.
Por isso, como toda ação corporativa, definir boas regras é fundamental. Estabelecer o limite de 5 ou 10 minutos para esta parada e, se necessário, fazer uma escala para o setor não ficar inteiramente vazio é uma recomendação. Outro ponto a ser esclarecido é sobre a quantidade de pausas para o café no trabalho que são admitidas. Ainda que seja positivo, se for demais, perde o propósito.

Por fim, aos gestores, cabe avaliar se a proposta está surtindo os efeitos desejados e se todos estão respeitando as regras. Em todo caso, se o intervalo a cada 90 minutos não for possível, não funcionar ou não se adequar ao modelo de trabalho da empresa, ainda assim vale ter um espaço para este momento, mesmo que seja feito individualmente. Assim, os próprios funcionários se responsabilizam pela organização do seu tempo.

Um espaço adequado também ajuda no resultado

Como você viu, é ideal que exista um espaço na empresa para o “momento do café”. Seja em grupos, seja individualmente, esta é a hora que o profissional tem de sair do posto de trabalho, alongar-se, desligar-se das funções que está executando e realmente espairecer.

A ideia de tudo isso ser feito em grupo, com profissionais do mesmo setor ou intercalando entre áreas diferentes, contribui para que, além da pausa, haja uma integração entre os colegas de trabalho, algo que também favorece a troca de experiências. Claro que vale relembrarmos a questão das regras a serem estabelecidas, tão essenciais para que este momento seja produtivo em todos os sentidos.

Lembrando que isso também pode funcionar muito bem para aqueles que, por conta da pandemia, estão trabalhando de forma remota e querem organizar a rotina de home office. Até porque a pausa para o café, além de ajudar a desconectar as pessoas de seus fluxos de atividades, contribui para diminuir a ansiedade. Por isso, em casa ou no escritório, não deixe de aproveitar o momento!

Como ter um bom espaço para a pausa do café

Até aqui, então, descobrimos que:

  • Pausas de 5 a 10 minutos a cada 90 minutos de trabalho são essenciais para manter a concentração e o bom nível de resposta ao trabalho;
  • Tomar café nessas pausas, além de revigorante, é operacionalmente positivo, pois ele aumenta o estado de atenção, diminuindo as chances de ações ou decisões erradas;
  • Ter um local para este momento é importante para que os efeitos benéficos sejam realmente sentidos e para promover a interação entre os profissionais.
Por fim, tão importante quanto ter um local para colher todos esses benefícios é garantir que, nele, haja café. E como sabemos que as pessoas têm diferentes preferências em relação a essa bebida, nada melhor do que investir em uma máquina de café profissional, equipada para atender aos mais diversos gostos e perfis!

Além de prática, ela entrega uma variedade maior de opções. E mais: encher a caneca torna-se um processo mais imediato, o que faz valer aquela dica de um intervalo curto, de 5 a 10 minutos. Qualquer outra forma de preparar a bebida exigiria mais tempo e poderia não ser suficiente para atender à demanda. Afinal, uma cafeteira ou uma garrafa cheia têm capacidade limitada, não é mesmo?

Se você é funcionário e quer levar essa ideia da pausa para o café no trabalho, compartilhe este artigo com seus colegas e superiores! Certamente é o primeiro passo para essa cultura ser avaliada e implementada em favor do bem-estar de todos!

Escrito por: https://blog.intercoffee.com.br/pausa-para-o-cafe-no-trabalho/

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.